Plano de Internacionalização – aposta na procura dinâmica de fibras inteligentes sustentáveis de menor impacto ambiental

Designação do projeto | Internacionalização – aposta na procura dinâmica de fibras inteligentes sustentáveis de menor impacto ambiental

Código do projeto | NORTE-02-0752-FEDER-042411

Objetivo principal| Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção | NORTE

Entidade beneficiária | JACOLI – TRADING & CONSULTING, LDA

Data de aprovação | 18-04-2019

Data de início | 06-11-2018

Data de conclusão | 05-11-2021

Custo total elegível | 119.846,00 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 53.930,70 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional | Não Aplicável

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

A JACOLI é uma Empresa prestadora de serviços de trading e sourcing de especial interesse e relevância para a indústria Nacional, por via da procura contínua dos melhores fornecedores de matérias-primas.

Pretende enquadrar-se nas prioridades e objetivos Estratégicos da Europa 2020 que visa alcançar uma economia inteligente, sustentável e inclusiva, apoiando o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação, no crescimento sustentável, promovendo uma economia eficiente, competitiva e responsável quer em termos de gestão e otimização de recursos, como de coesão social.

A Empresa vem reconhecendo, de forma crescente, a responsabilidade do Setor Têxtil e Vestuário (STV) em termos do impacto da sua atividade na sociedade e no ambiente. É neste contexto que surge a necessidade de busca de matérias-primas sustentáveis para alimentar a Indústria têxtil nacional, contribuindo para a promoção de boas práticas de sustentabilidade das empresas portuguesas.

A JACOLI marca o início da sua estratégia de sustentabilidade pela participação em feiras de visibilidade internacional, que se orientam para a apresentação de empresas que primam pela sustentabilidade, inovação e qualidade:

– Visita à Feira “Heimtextil”
– Visita à Feira “Texworld”
– Visita à Feira “Premiere Vision” – Participação Feira “FACIM”
– Visita à Feira “MITS”
– Participação na Feira “FILDA”

Ação 2. Estratégia de marketing digital

Dada a grande importância dos canais digitais no sucesso e expansão do negócio de uma empresa, a JACOLI pretende apostar em campanhas de marketing digitais, tornando a comunicação e divulgação dos seus serviços substancialmente mais abrangente (maior alcance de mercado), mais rápida e eficaz. Para tal, implementará uma estratégia baseada em:

Plano Estratégico para Redes Sociais

Plano para a dinamização de Redes Sociais

Análise da performance (Social Media Analytics)

Criação de campanhas online em diversas plataformas (Linkedin, Google Adwords, IndiaMart, Alibaba, Made-in-China)

Para obter os seguintes objetivos:
Aumentar a notoriedade da Empresa
Potenciar o envolvimento dos clientes/ potenciais clientes Reforçar o posicionamento competitivo no mercado Geração de leads e/ou angariação de clientes
Gerar tráfego para o website

Ação 3. Missões internacionais

As viagens de prospeção permitem um contacto mais estreito e direto com potenciais clientes e parceiros, com o intuito de firmar as negociações preliminares. O objetivo da Empresa é realizar o acompanhamento de um número máximo de potenciais clientes. Neste contexto, foram previamente identificados os mercados definidos como estratégicos com base na sustentabilidade da indústria têxtil mundial.

Neste sentido, este projeto de internacionalização concentra-se em mercados diversificados tais como:

  • Índia
  • Japão
  • China– Sri Lanka
  • Indonésia
  • Brasil
  • Moçambique – Angola
  • Paquistão

A Empresa estima entrar nestes mercados por via das ações de prospeção que tem previstas, reunindo com potenciais clientes, chegando até eles através da presença em feiras, das campanhas de marketing digitais e do trabalho realizado pela nova contratação.

Ação 4.Contratação de um colaborador

A necessidade de contratação de um colaborador prende-se com o facto da Empresa não possuir atualmente recursos humanos suficientes com qualificações e experiência adequada para desenvolver a atividade comercial internacional da Empresa.

A JACOLI investirá ainda em Hardware e respetivo software associados à criação do posto de trabalho.

Ação 5. Implementação de um CRM

Para converter leads em clientes, é importante que a Empresa utilize sistema de Customer Relationship Management (CRM) de modo a acompanhar todos os detalhes das leads com que estão em contacto, na altura mais adequada.

Este tipo de sistema facilita a venda pois permite o acesso à informação de que a Empresa necessita sobre os seus potenciais clientes para interagir com os mesmos da melhor forma.